...IPTU, IPVA, blábláblá... escola dos filhos. Escola dos filhos?
E a choradeira nos telejornais começa. Todo dia tem reportagem com pessoas reclamando por terem de pagar impostos (até aí tudo bem, afinal todos somos obrigados a fazê-lo e é direito de todos questionar, cobrar mais do governo etc.) e pagar escola. É aí que o problema começa.
Parece que todos os entrevistados têm filhos estudando em escolas particulares e todos reclamam por ter de pagar matrícula e mensalidades além dos impostos de início de ano. Sem contar aquelas famosas reportagens sobre compra de material escolar, nas quais os pais reclamam dos materias absurdamente caros exigidos pela rede privada.
Ora, até onde eu sei, a única 'escola' que somos obrigados a pagar é a parcela dos impostos que é destinada à Educação e serve para a manutenção e compra de materiais didáticos das escolas públicas. E todos têm direito à escola, está na Constituição! Quem não tem condições de pagar mensalidades caríssimas não vai ficar sem escola até pelo menos o terceiro ano do Ensino Médio!
Não estou criticando a rede privada e dizendo que todos devem estudar na pública ou questionando a qualidade de uma ou outra, o que quero dizer é que todos têm o direito de escolher entre as duas, de acordo com o que achar melhor para os seus filhos e de acordo com as condições financeiras que possui. A boa educação do seu filho depende muito mais do empenho dele em estudar e do incentivo que você dá a ele do que da fama da escola onde ele estuda. Não há por que ficar se endividando e se lamentando na TV por uma opção feita por você mesmo!
E telejornais, por favor, chega desse tipo de reportagem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Eu te falo pra não assistir Globo, mas você não me ouve...
De fato, escola aqui não falta. Qualidade, talvez.
Oportunidade, não.
Classe média/decadente reclamando dos impostos e da mensalidade do colégio do filho é o tema de fevereiro na Globo.
Sinto pena daquelas crianças que vão em caminhões apertados, sujos e sem segurança para a escola.
Na verdade, é mais orgulho do que pena.
Pena eu tenho desses idiotinhas que têm tudo pra serem alguém e não são.
Uhuuu! E ela tem dito!
E eu tbm!
E td mundo!
Tbm me canso dessas reportagens... E ainda pioram a ''notícia'' mostrando as contas, como se já não bastasse falar sobre elas.
E no rodapé aparece a profissão da pessoa que está reclamando dos impostos, incrivelmente é quase sempre uma profissão muito bem remunerada. Esses dias assisti a uma reportagem que mostrava a compra de materiais escolares feita pela mãe de duas crianças; ela gastou mais de R$900,00. Tadinha dela, né? Ô dó!
Ahh, vai reclamar pra vó! Td mundo paga imposto (nem todo mundo, mas...), pra quê aparecer num programa de televisão pra reclamar isso? Tsc, tsc, vai entender...
Mas nem é só na Globo, esse tipo de reportagem é a modinha geral de início de ano em várias emissoras...
Concordo com você, tenho orgulho daqueles que viajam horas em caminhões, têm de atrevessar rios e outras coisas para estudar em escolas em condições precárias. Mas realmente não são esses que reclamam no jornal; é só a classe média, na maioria das vezes, do centro de São Paulo e outras regiões privilegiadas que eles entrevistam!
Fazer o quê...
De vez em quando é bom assistir a essas coisas só pra criticar um pouquinho, sabe? Arranjar assunto pro blog...
rsrs
É verdade Bruna, as contas ilustrativas são o máximo! hauahua
Postar um comentário