terça-feira, 6 de novembro de 2007

Começa aqui

Quase dois anos elaborando teorias. Quase um ano postando-as em uma comunidade do orkut. Quase sucesso.


Segundo nossa amiga Wikipédia:

O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda moderna fundada em Zurique, em 1916, por um grupo de escritores e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão. Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta idéia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre a mesma. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial. Em poucos anos, o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades de Barcelona, Berlim, Colônia, Hanôver, Nova York e Paris.


Aproveitando a deixa:

Bolchevique (russo: Большевик) é uma palavra da língua russa, e significa "majoritário". Assim foram chamados os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lenin.

Ficaram assim no segundo Congresso do POSDR em 1903. A outra facção era conhecida como a dos Mencheviques, da palavra "minoritário", os quais se opuseram a Lenin quando este propôs que o partido deveria constituir-se de uma elite revolucionária profissional, que se dedicasse exclusivamente ao ativismo político, e que seria sustentada por apoiadores e simpatizantes não-membros do partido.


E é quase isso que somos: quase marjoritárias, quase bolcheviques, quase dadaístas, quase nada.

E a revolução começa aqui...

Nenhum comentário: